Você está em: Blog

QUANTO TEMPO DURA O TRANSPLANTE CAPILAR?

Uma pergunta frequente durante as consultas é se após o transplante capilar os fios implantados podem voltar a cair novamente? Ou seja, quanto tempo dura o transplante capilar? 

Devemos primeiro compreender quais são as razões que levam a pessoa a sofrer o processo de perda dos fios capilares. Mas, antes de nos aprofundarmos neste assunto, vamos dar a resposta para o questionamento deste título. Em linhas gerais, podemos afirmar que os resultados obtidos com transplante capilar duram para sempre. 

Este resultado é possível, pois os folículos retirados da região doadora não possuem o hormônio DHT (diidrotestosterona), principal responsável pelo fator genético que determina a perda capilar. 

Ainda assim, devemos salientar que o procedimento deve ser realizado por profissional habilitado, em local adequado e ser bem-feito. Além disso, o paciente deve manter diversos cuidados no pós-transplante. 

Cada caso é específico, e por isso mesmo, tanto as condições do transplante como sua duração, serão afetadas por características que determinam o tipo de calvície do paciente. 

Mesmo considerando todas as ressalvas e variáveis existentes, podemos concluir que o transplante capilar se configura como um método definitivo para tratar a calvície, proporcionando aos pacientes resultados de preenchimento e densidade naturais que contribuem diretamente com a melhora em sua autoestima e qualidade de vida. 

O PROCESSO DE MINIATURIZAÇÃO DOS FIOS

A alopecia androgénetica é uma condição determinada hereditariamente que causa a perda gradativa dos fios. Nesse caso específico, os fios sofrem um processo de afinamento, que tem início ainda na adolescência e tende a se estabilizar após os 40 anos. 

Primeiramente os fios se tornam mais finos na linha temporal, formando o que chamamos popularmente de entradas. Em seguida, a região da coroa é afetada. Com o passar do tempo estas duas áreas se juntam. Os fios que permanecem na cabeça são àqueles que não possuem o fator genético da calvície, localizados nas áreas laterais e posterior da cabeça.

Esse é o motivo pelo qual os fios utilizados no transplante capilar são retirados da área occipital do couro cabeludo do próprio paciente.

Devemos lembrar que o paciente não recebe folículos capilares de outras pessoas.

O TRANSPLANTE CAPILAR DURA PARA SEMPRE? 

Em primeiro lugar, o paciente é avaliado em uma consulta pré-transplante que objetiva levantar os principais pontos que caracterizam sua perda capilar. Como já dissemos, não existe apenas um tipo de alopecia ou calvície. Por conta disso, é fundamental determinar as condições que estão levando a perda capilar, bem como desenvolver um plano específico de redistribuição das regiões que foram afetadas.

alopecia androgenética é uma das causas mais comuns relacionadas a perda capilar. Porém, não devemos esquecer que cada paciente é único e, por isso mesmo, sua avaliação é individualizada. Só após a análise dos exames e o fechamento do diagnóstico é proposto o tratamento ou indicação de transplante capilar.

Os folículos afetados pela calvície, possuem o hormônio DHT (diidrotestosterona), responsável pela miniaturização dos fios. Ao usarmos folículos de outras regiões do couro cabeludo, eles terão as mesmas características que teriam em seu lugar de origem, durando na região implantada o tempo que durariam no local de onde foram retirados. 

SOBRE O TRANSPLANTE CAPILAR

Estando apto para o transplante, o paciente recebe orientações sobre o procedimento, que leva cerca de 8 horas para ser concluído. O tempo de duração está diretamente relacionado com a quantidade de fios necessários para preencher a região afetada pela calvície. 

Não há necessidade do paciente permanecer internado antes ou após o procedimento, que é realizado em consultório e por uma equipe de profissionais especializados. 

A recuperação é tranquila, sendo necessário cuidados específicos com o couro cabeludo, principalmente durante o período de cicatrização. Além disso, com cerca de 3 a 4 semanas após o procedimento, é normal observar a quedo dos fios que foram transplantados. NÃO SE DESESPERE! Pois, apesar dos fios caírem, as raízes permanecem no couro cabeludo e seguem o processo normal dos fios.

Os resultados são observados após os 3 primeiros meses do transplante, e o resultado final aparece com um ano do procedimento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para responder a pergunta de “quanto tempo dura o transplante capilar?” precisamos compreender que a alopecia androgenética é caracterizada pela perda capilar progressiva, padronizada e geneticamente determinada. Apesar de também afetar as mulheres, é mais comum entre os homens, pois está diretamente relacionada com o hormônio masculino DHT (diidrotestosterona).  

O transplante capilar se destaca atualmente como um método eficiente, proporcionando resultados naturais na recuperação das áreas afetadas pela perda capilar. Isso é possível pois os fios selecionados para o transplante são retirados de regiões do couro cabeludo que não são afetadas pelo hormônio que causa a calvície. 

Devemos lembrar também que a evolução das técnicas de transplante capilar permite que folículos de outras regiões do corpo possam ser utilizados.

Sendo assim, os folículos transplantados seguirão as características de seu lugar de origem, permanecendo na região receptora o tempo que durariam na área de onde foram retirados.

E se você deseja saber mais sobre os procedimentos capilares que realizamos na clínica e mais informações sobre o transplante capilar, entre em contato com a nossa equipe. Dessa forma, você vai compreender como podemos contribuímos na recuperação da autoestima dos pacientes. 

Acesse nossas redes sociais e fale com a gente por meio dos nossos canais de atendimento. Além disso, em nosso site você vai ter acesso a diversas informações e tirar suas principais dúvidas. Também temos um canal no youtube com muita informação relevante para você que está pensando em fazer um tratamento de restauração capilar.

Facebook
WhatsApp
Pinterest
Twitter
Fale conosco agora