Você está em: Blog

MITOS E VERDADES SOBRE O TRANSPLANTE CAPILAR

Mitos e Verdades sobre o transplante capilar

A cirurgia de transplante capilar é hoje um dos procedimentos estéticos mais realizados no mundo. Apesar da cirurgia ter tido um avanço técnico e tecnológico grande, há ainda muitos mitos e verdades sobre o transplante capilar que envolvem além dos estigmas sobre a artificialidade dos resultados.

O nosso texto de hoje visa desmistificar algumas afirmações que envolvem o transplante capilar, que tanto tem beneficiado homens e mulheres que sofrem com a calvície e possuem sua alto-estima e confiança abalados por conta dessa perda capilar. 

TUDO SOBRE O TRANSPLANTE CAPILAR

Transplante capilar: mitos e verdades
Mitos e Verdades sobre o Transplante capilar
O transplante capilar deve ser feito o quanto antes, principalmente se tenho histórico de calvície na família.

MITO. O procedimento deve ser realizado em pacientes cuja perda capilar esteja estabilizada. Para saber a fase e grau a calvície, é imprescindível realizar uma consulta com cirurgião dermatologista, que fará uma avaliação das condições da calvície e a necessidade imediata de fazer o procedimento. 

Todo tipo de alopecia pode ser tratado com o transplante capilar. 

MITO. Nem todos os tipos de alopecia podem ser tratados. A alopecia areata, por exemplo, por se tratar de uma doença autoimune não tem a recomendação para a realização do transplante capilar.  

As consultas pré-transplante capilar são desnecessárias.

MITO. As consultas pré-transplante são fundamentais para conhecer cada caso clínico, avaliar as condições e causas da queda capilar, o grau da calvície e estabelecer o melhor planejamento para recuperar a área calva oferecendo resultados cada vez mais naturais aos pacientes.

Pacientes com elevados graus de calvície não podem realizar o transplante. 

MITO. Primeiramente é necessário identificar o grau da calvície e verificar se está estabilizada. Além disso, na consulta pré-transplante também são avaliadas se há áreas doadoras suficientes e saudáveis para a realização do procedimento. Portanto, há algumas variáveis que podem interferir na realização ou não do transplante capilar. 

Pessoas com cabelos brancos não podem realizar o procedimento. 

MITO. Pessoas com cabelos brancos possuem fios com baixa produção de melanina. Sendo assim, elas podem realizar o transplante capilar desde que os folículos sejam suficientes para restaurar a área calva. A questão é que os cabelos transplantados manterão suas características, ou seja, folículos brancos nascerão brancos e fios escuros nascerão escuros. 

Mulheres não sofrem com calvície.

MITO. As mulheres também podem sofrer com calvície e quedas capilares severas. Nós publicamos um texto bem completo sobre queda capilar feminina. Clique aqui e saiba mais.

Existe uma técnica de transplante capilar melhor que a outra.

MITO. Quem determina qual técnica usar é o cirurgião dermatologista considerando cada caso clínico e o potencial de reparação da área calva. Desse modo, não existe uma técnica melhor que a outra, mas sim a mais adequada para o seu caso. 

Cada caso clínico é único e por isso os resultados entre os pacientes podem ser diferentes. 

VERDADE. Cada paciente possui um tipo e grau de calvície e cada caso clínico é avaliado de modo único e individual.

A técnica FUT deixa cicatrizes enormes e aparentes.

MITO. A técnica FUT (Folicullar Unit Transplantation) é também conhecida como técnica em faixa, pois é retirada uma faixa contendo os folículos da área doadora que depois são transplantados para a área receptora. Por conta disso, deixa uma cicatriz linear, que fica mais aparente quando os cabelos estão curtos. 

A técnica FUE não precisa de incisões. 

MITO. Na técnica FUE (Follicular Unit Extraction) são realizadas microincisões para transferir os folículos da área doadora para a receptora. Não há necessidade de internação para a realização do procedimento, que conta com sedação e anestesia local.

No transplante capilar pode ser usado cabelo de terceiros.

MITO. Apesar de terem diversos estudos sendo realizados sobre o assunto, atualmente não é possível utilizar folículos de outras pessoas para a realizar o transplante capilar. 

O transplante capilar redistribui os fios retirados da área doadora para recuperar a área calva. 

VERDADE. Não há um aumento da quantidade de fios no couro cabeludo. Ao longo das consultas pré-transplante capilar, são avaliados a quantidade de folículos disponíveis para reparar a área calva e é feito um planejamento para realizar a redistribuição dos fios no couro cabeludo, oferecer um preenchimento mais uniforme e com aspecto de maior densidade. 

Meu cabelo pode voltar a cair após o transplante. 

VERDADE. Após o transplante é natural e esperado que os fios caiam. Após alguns dias é observado o crescimento dos novos fios que irão seguir seu ciclo de crescimento normal. Porém, há outros fatores que podem influenciar na queda dos fios transplantados como: falta de cuidado e atenção com a limpeza do couro cabeludo, principalmente logo após a realização do procedimento. Além disso, se os fios transplantados possuírem o fator genético da calvície, também é possível que eles voltem a cair.  

O transplante não exige que o paciente fique internado. 

VERDADE. O transplante leva cerca de 8 horas para ser realizado e no mesmo dia o paciente está liberado para se recuperar em casa. 

O pós-operatório é tranquilo.

VERDADE. O transplante capilar é um procedimento demorado, mas que não exige internação antes ou após sua realização. O pós-operatório em geral costuma ser bem tranquilo e logo o paciente está liberado para retomar sua rotina normal. 

Os fios transplantados são artificiais.

MITO. No transplante capilar são utilizados fios naturais do seu próprio couro cabeludo, ou de outras regiões do corpo, para reparar a área calva. No entanto, também há a possibilidade de se implantar fios artificiais, nesse caso estamos falando de implante capilar.

Podem ser utilizados folículos de outras regiões do corpo para realizar o transplante capilar. 

VERDADE. É possível utilizar folículos capilares da barba, tórax e outras áreas para reparar o couro cabeludo e vice-versa. 

O transplante capilar tem oferecido resultados cada vez mais naturais.

VERDADE. A evolução das técnicas e todo o conhecimento dos profissionais envolvidos com o transplante capilar tem contribuído para que os resultados sejam cada vez mais naturais, com cicatrizes cada vez menores e imperceptíveis. 

Uma unidade folicular possui de 1 a 4 fios. 

VERDADE. Em 1984 o Dr. Headington descobriu por meio dos seus estudos que a estrutura do folículo capilar é composta de um a quatro fios protegidos por um tecido conjuntivo que foi denominado por ele de Unidade Folicular.

MITOS E VERDADES SOBRE O TRANSPLANTE CAPILAR: CONSIDERAÇÕES FINAIS

O cabelo é mais que a moldura do rosto e sua perda pode gerar questões relacionadas a falta de alto-estima e confiança. 

O aumento no número de realizações de transplante capilar no mundo indica que este procedimento é seguro e eficaz para melhorar a aparência e, muito além do resultado estético, proporcionar um ganho emocional muito grande às pessoas. 

Se você tem dúvidas sobre queda e transplante capilar, acesse o nosso site. Lá você terá acesso a diversas informações e poderá tirar as principais dúvidas. Também temos um canal no youtube com muita informação relevante para você que está pensando em fazer um transplante capilar. 

Facebook
WhatsApp
Pinterest
Twitter
Fale conosco agora