Você está em: Blog

TÉCNICAS DE TRANSPLANTE CAPILAR E SUAS VANTAGENS

Consulta Pré-transplante capilar

Os diversos avanços que ocorreram (e ocorrem!) nas técnicas de transplante capilar atualmente tem, com toda certeza, contribuído com o aumento da realização dos procedimentos ao longo desses anos.

São mulheres e homens que puderam experimentar e ter acesso a resultados cada vez mais naturais e financeiramente mais acessíveis. Além do aspecto estético, o transplante capilar também melhora o emocional das pessoas, pois muitas delas apresentam baixa autoestima e falta de confiança com a própria imagem. 

Adeus aspecto de cabelo de boneca. O transplante capilar hoje em dia é feito de modo praticamente artesanal, onde os folículos são transferidos da região doadora para a área calva um a um.

Além disso, outro ponto importante, é que antes da realização do procedimento, é feita uma análise completa da face do paciente, com medições e avaliação dos principais pontos para transplantar o fio. 

Benefícios do transplante capilar para o paciente:
  • Não há necessidade de internação.
  • A cirurgia é feita com anestesia local sem a necessidade de sedação.
  • Em alguns dias o paciente retoma a sua rotina normal.
  • Em poucos meses já é possível ver o resultado do transplante, e após um ano da cirurgia os cabelos apresentam o resultado final.

Desvantagens do transplante capilar para o paciente:
  • A cirurgia pode ser um tanto demorada, levando cerca de 8 horas e às vezes mais.
  • O paciente deverá raspar dos cabelos para realizar o transplante, o que pode incomodar um pouco mais as mulheres. 
  • Apesar do pós-operatório ser tranquilo, pode acontecer do paciente sentir dores leves e inchaço local.  

Abaixo vamos falar um mais sobre as técnicas realizadas atualmente. 

TÉCNICA FUE (FOLLICULAR UNIT EXTRACTION)

Marcação para realizar o transplante capilar.

A técnica FUE é hoje a mais avançada quando falamos em transplante capilar. Considerado um procedimento artesanal, nesta técnica os folículos são extraídos um a um e depois transplantados para a região doadora. É o procedimento mais indicado na maioria dos quadros de calvície, mas quem determina qual técnica será aplicada é o cirurgião dermatologista.

Essa técnica tem a vantagem de não agredir a área doadora, justamente pelos folículos serem retirados um a um e não deixa cicatriz. Além disso, a cobertura da área calva é muito mais abrangente e não há tantas perdas de folículo.

Os fios escolhidos para fazer o transplante capilar em geral não têm o fator genético da calvície, o que também potencializa os resultados. Além disso, essa técnica possibilita que tanto os folículos doadores quanto a região receptora possam ser e estar em outras regiões do corpo como tórax, barba, sobrancelha e até mesmo os cílios. 

Antes da realização da cirurgia, é feito um estudo clínico das condições da calvície do paciente para que o transplante seja efetivo, e por conta disso, a escolha da área doadora é tão importante. 

Sendo assim, as principais vantagens dessa técnica aos pacientes é não ser agressiva ao ponto de causar cicatrizes aparentes e não há necessidade de pontos de sutura. A recuperação pós-transplante é rápida, sem dores fortes, cortes ou grandes incômodos. O paciente logo pode retornar a suas atividades normais e os resultados do transplante já podem ser observados três meses após a cirurgia. 

TÉCNICA FUT (FOLLICULAR UNIT TRANSPLANTATION)

A técnica FUT, também conhecida como técnica em faixa, é outro tipo de cirurgia capilar muito realizada atualmente. Nesse procedimento é retirado uma camada de cabelo da região posterior do couro cabeludo de onde são extraídos os folículos capilares que depois são transplantados para a região calva.

O tempo de duração desta cirurgia é menor se comparado ao FUE. Porém, pela extração dos folículos doadores ser feito em forma de faixa, uma cicatriz linear pode ficar aparente, principalmente se o paciente usar os cabelos com corte mais curto. 

Além disso, essa técnica de transplante capilar também oferece uma cobertura ótima da região calva, não há a necessidade de internação sendo realizado mediante anestesia local. Logo o paciente está liberado para se recuperar em casa e em poucos dias pode retomar a rotina normal. Os resultados podem ser observados três meses após a cirurgia e o resultado final se tem com um ano após o procedimento.  

TRANSPLANTE CAPILAR HÍBRIDO

Chamamos de transplante capilar híbrido a combinação entre técnicas que tem por finalidade potencializar os resultados cirúrgicos, oferecendo benefícios aos pacientes tais como:

  • Maior número de enxertos: pois com a combinação entre as técnicas é possível aumentar o número de folículos transplantados.
  • Cirurgia menos traumática: tanto pela quantidade de cortes quanto pelo tempo que envolve a cirurgia. 
  • Otimização do tempo cirúrgico: pois são realizadas duas cirurgias em apenas uma sessão.
  • Possibilidade de um segundo transplante reduzido: em alguns casos em que o grau da calvície é muito alto, pode haver a necessidade de se realizar um novo transplante para melhorar o resultado. Com a associação das técnicas, esta possibilidade fica reduzida.

Antes de definir qualquer procedimento a seguir, o cirurgião dermatologista estuda cada caso clínico de modo individual por meio de anamnese detalhada realizada nas consultas pré-transplante e avaliando o tipo e grau de calvície do paciente. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Independente da técnica de transplante capilar empregada, os fios transplantados caem em torno de 15 a 20 dias após o procedimento, porém a raiz permanece no couro cabeludo e segue o ciclo normal de crescimento. No terceiro mês pós-cirurgia já é possível ver os resultados do transplante e após um ano o resultado final fica aparente.

O transplante capilar não aumenta a quantidade de fios no couro cabeludo, pois é realizada uma redistribuição dos folículos, melhorando a densidade capilar que proporciona a sensação de mais preenchimento. 

Outra questão relacionada aos fios, é que eles permanecem com as mesmas características de onde foram retirados. Assim, se ao longo do tempo ficariam brancos em sua região de origem, na nova área também vão preservar essas mesmas características, por exemplo.   

A evolução das técnicas de transplante capilar tem trazido mais bem-estar às pessoas. Se você quiser saber mais sobre o transplante capilar e como este procedimento pode ajudar a recuperar a autoestima dos pacientes, entre em contato com a nossa equipe por meio de nossos canais de atendimento e também em nossas redes sociais. 

Em nosso site você vai ter acesso a diversas informações e tirar suas principais dúvidas. Também temos um canal no youtube com muita informação relevante para você que está pensando em fazer um transplante capilar. 

Facebook
WhatsApp
Pinterest
Twitter
Fale conosco agora