Você está em: Blog

TRANSPLANTE DE SOBRANCELHA: QUEM PODE FAZER?

O transplante capilar recupera mais que as áreas calvas dos pacientes, ela também devolve a autoestima muitas vezes perdida, ou deixada de lado por conta das falhas que afetam a aparência. Mas quem pode fazer o transplante de sobrancelha?

A falta de pelos nessa região do rosto pode causar uma diminuição importante na qualidade de vida dos pacientes, pois afeta diretamente sua imagem e confiança.

Por isso, o transplante de sobrancelha surge como uma alternativa que além de recuperar a região, irá trazer de volta a essa autoestima perdida. 

Apesar de ser um procedimento seguro, desde que realizado com profissional habilitado, nem sempre o transplante de sobrancelhas pode ser realizado. Por conta disso, é importante fazer uma anamnese completa e avaliação das condições que estão levando o paciente a ter essa perda capilar. 

QUEM PODE REALIZAR O TRANSPLANTE DE SOBRANCELHA?

Qualquer pessoa pode realizar o transplante capilar? Infelizmente não. Há alguns tipos de alopecia que não permitem a recuperação da área onde foram perdidos os folículos. 

Para saber ao certo se há indicação para o transplante, é necessário fazer uma consulta prévia e acompanhamento com médico dermatologista, que irá solicitar exames sanguíneos de rotina, realizar a tricoscopia e avaliar as condições clínicas do paciente para a fechar o diagnóstico e desse modo determinar se é possível realizar o procedimento cirúrgico para recuperar a área que sofre com a perda de fios. 

DOENÇAS QUE CAUSAM A PERDA PROGRESSIVA DOS PELOS:

Resultado do transplante de sobrancelha
Shutterstock 1959811324

Entre as doenças e fatores que causam a perda progressiva dos pelos das sobrancelhas podemos citar: 

RETIRADA EXCESSIVA DE PELOS NA REGIÃO

Normalmente acontece quando são retirados pelos constantes da sobrancelha.

Na grande parte das vezes essas retiradas são feitas para realizar um redesenho da sobrancelha, porém, se feito de modo aleatório ou mesmo por profissionais que não tenham conhecimento, pode resultar em falhas e perdas de folículos. 

A boa notícia, é que para esse tipo de alopecia há indicação de realização do transplante para recuperar a área. 

ALOPECIA POR CONTA DE HERANÇA GENÉTICA:

• Alopecia Androgenética: é causada por fator genético, onde os fios vão ficando cada vez mais finos até não nascerem mais. Acomete bastante os homens no couro cabeludo, mas também pode acontecer nas sobrancelhas, tanto de homens como mulheres. 

Para os pacientes diagnosticados com a alopecia androgenética é possível recuperar as regiões afetadas por meio do transplante capilar, que oferece atualmente bastante segurança em sua realização, desde que seja planejado por um médico dermatologista capacitado, com recuperação rápida e resultado natural. 

• Alopecia Areata: também é causada por fatores genéticos e podem acometer tanto homem quanto mulheres. Esse tipo de alopecia é observado falhas de folículos de forma circular em algumas regiões como couro cabeludo, barba, tórax e até mesmo na sobrancelha. 

Este tipo de alopecia não permite a recuperação por meio de transplante capilar.

• AFF (Alopecia Frontal Fibrosante): Nessa condição ocorre perda progressiva dos folículos na linha frontotemporal e nas sobrancelhas. É um tipo de alopecia mais recente, tendo sido diagnosticada em 1994 na Austrália.

Ainda não se sabe exatamente as causas da AFF e estão sendo feitos diversos estudos para se entender um pouco mais sobre este tipo de perda folicular. 

Segundo dados da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar, entre 75 a 98% dos pacientes diagnosticados com AFF relatam problemas com a perda das sobrancelhas. Em 39% dos casos, essa perda pode indicar uma perda precoce dos fios do couro cabeludo. 

A AFF pode ser tratada por meio de medicamentos e, pode ser realizado o transplante de folículos. Porém, é importante alinhar junto ao paciente diagnosticado que alguns anos após a realização do procedimento, os folículos podem sofrer uma nova perda. Pois, essa doença tende a se estabilizar com o tempo, e depois voltar. Assim, o transplante pode ser considerado, desde que sejam alinhas as expectativas junto ao paciente de que há chances de haver uma nova perda.  

QUEIMADURAS OU ALGUM ACIDENTE NA ÁREA

Estes são outros casos em que houve traumas na região, e com a avaliação correta, há grandes chances de recuperação da área por meio do transplante de sobrancelha.

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO

Nem toda perda capilar, seja ela em qualquer região do corpo, é elegível para o transplante. Isso porque, muitos casos podem ser resolvidos com tratamentos medicamentosos devidamente orientados pelos médicos.

Essa é a importância em se realizar uma investigação detalhada de cada caso clínico pelo cirurgião dermatologista, que além de realizar uma anamnese completa, também solicita exames clínicos de rotina para compreender o estado atual de saúdo do paciente.

Além disso, são realizados exames específicos no couro cabeludo e em outras regiões que sofram com a perda de fios, que avaliam a densidade e condições dos folículos. 

Outra atribuição do médico dermatologista é realizar um estudo da face do paciente e criar um planejamento que deixe as sobrancelhas harmônicas em sua face, afinal deve-se levar em conta na seleção dos fios a serem transplantados a similaridade com os pelos do local, angulação e densidade. 

O estudo é minucioso, bem como a realização do procedimento em si, para que o paciente tenha o melhor resultado, sem traumas nas áreas doadora e receptora e com muita naturalidade. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O transplante de sobrancelha é uma realidade que tem elevado consideravelmente a autoestima de pacientes, melhorando sua relação com sua própria imagem e proporcionando mais confiança. 

As técnicas empregadas atualmente nos procedimentos são minimamente invasivas, permitindo que o paciente se recupere totalmente me poucos dias e proporcionando resultados cada vez mais naturais.  

Para saber mais sobre o transplante capilar e, como este procedimento pode ajudar a recuperar a autoestima e proporcionar mais bem-estar, entre em contato com a nossa equipe por meio de nossos canais de atendimento e em nossas redes sociais. 

No site você vai ter acesso a diversas informações e tirar suas principais dúvidas. Também temos um canal no youtube com muita informação relevante para você que está pensando em fazer um transplante de sobrancelha. 

Facebook
WhatsApp
Pinterest
Twitter
Fale conosco agora