Você está em: Blog

4 CURIOSIDADES SOBRE O TRANSPLANTE DE SOBRANCELHA

O transplante de sobrancelha é uma modalidade que tem crescido cada vez mais tanto entre as pessoas, recuperando a região que pode ter sofrido por conta de algum tipo de alopecia ou trauma devido a retiradas constantes de fios, machucados ou queimaduras. 

Este procedimento tem trazido muito mais qualidade de vida aos pacientes, pois afetam de modo positivo o bem-estar e eleva a autoestima. 

Para a realização do transplante é necessário passar por consulta com o cirurgião dermatologista, que é o médico habilitado nesse tipo de cirurgia. Além disso, antes de realizar qualquer procedimento, deve ser avaliado os motivos que levaram a perda dos folículos nessa região. Durante a consulta, é feita uma anamnese completa do paciente e também são solicitados exames de rotina. 

No texto de hoje, vamos discorrer sobre as 4 principais curiosidades sobre o transplante de sobrancelha. Fique com a gente e entre em contato para saber ainda mais sobre este tipo específico de transplante capilar. 

1. QUALQUER PESSOA PODE REALIZAR O TRANSPLANTE DE SOBRANCELHA?

Não. Por isso que muito importante realizar uma consulta com o cirurgião dermatologista. Afinal, é necessário investigar as causas da perda dos folículos na região e se é possível pensar em algum tipo de tratamento medicamentoso para recuperar o local. 

Alguns tipos de alopecia, como a areata, não tem indicação para o transplante. Pois trata-se de uma doença autoimune onde aquele local específico que é acometido com a perda dos fios. Desse modo, eles não conseguem recuperar o seu crescimento. 

Outra doença que tem sido bastante diagnostica atualmente nos consultórios é a AFF. Mais comum entre as mulheres, a Alopecia Frontal Fibrosante tem um desenvolvimento lento e progressivo, levando a perda dos folículos na região frontal do couro cabeludo e também nas sobrancelhas. 

Essa condição deve ser avaliada individualmente e com alinhamento das expectativas junto ao paciente, pois ainda que o transplante de sobrancelha seja possível de ser realizado e os resultados apareçam, nesse tipo específico de alopecia, a perda dos folículos pode continuar mesmo alguns anos após o procedimento. 

2. DE ONDE SÃO RETIRADOS OS FOLÍCULOS PARA A REALIZAÇÃO DO TRANSPLANTE?

Durante as consultas pré-transplante capilar são avaliadas as características dos folículos da sobrancelha e de outras áreas que podem ser consideradas como doadoras. 

Não é uma regra, mas normalmente os folículos mais utilizados são retirados do próprio couro cabeludo do paciente, da parte posterior da cabeça próximo a nuca. Após serem retirados, são implantados na região receptora levando em conta a angulação do fio, densidade e o desenho de sobrancelha que melhor se adeque ao rosto do paciente. 

3. QUAL A MELHOR TÉCNICA PARA REALIZAR O TRANSPLANTE DE SOBRANCELHA?

A técnica a ser usada para a realização do transplante capilar é decida em conjunto com o paciente durante a consulta pré-transplante, após a realização da tricoscopia, exame que avalia as condições e características dos folículos, bem como os demais exames clínicos solicitados, que qualificam o paciente para a realização do procedimento. 

Entre as técnicas mais utilizadas pelos cirurgiões dermatologistas, temos a FUE (Follicular Unit Extraction). É considerada um procedimento artesanal, em que os folículos são retirados e implantados um a um. Este método favorece a recuperação tanto da área doadora quanto da receptora e praticamente não deixa cicatriz, proporcionando um resultado final bastante natural. 

Além disso, a técnica FUE também permite que folículos de outras regiões do corpo, além do couro cabeludo, possam ser utilizadas no transplante como a barba, cílios e até mesmo os pelos do tórax.

Outra técnica que pode ser utiliza o procedimento é a FUT (Follicular Unit Transplantation), também conhecida como técnica em faixa. Nesse procedimento é retirada um faixa contendo os folículos para o transplante capilar no couro cabeludo do paciente e, em seguida, os folículos são selecionados e implantados um a um na região receptora. 

Além disso, em alguns casos pode ser aplicada a técnica híbrida, que é a combinação dos dois procedimentos que citamos acima. 

Quem determina qual procedimento será realizado é o médico dermatologista, sempre levando em conta as condições e características individuais do paciente.

Conheça mais sobre as técnicas de transplante capilar e sua evolução ao longo do tempo.

4. A CIRURGIA E O PÓS-CIRÚRGICO

A cirurgia de transplante capilar é feita de modo minucioso, e os folículos são separados e transplantados um a um. O procedimento é muitas vezes demorado, levando cerca de 8 horas para ser realizado. Por ser uma região menor, o transplante de sobrancelha pode levar um tempo menor. 

A preparação para a cirurgia não requer grandes sacrifícios do paciente, não há necessidade de internação nem antes nem após o procedimento, que é realizado com sedação e anestesia local. 

A região pode ficar um pouco mais sensível alguns dias após o transplante e o paciente pode ter dores locais, nesses casos há prescrição de alguns medicamentos para o alívio dos sintomas. 

O resultado do transplante é possível de ser observado logo nos primeiros 3 meses após o procedimento. 

Transplante de Sobrancelha

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A realização do transplante de sobrancelha tem contribuído com o bem-estar e aumento da autoestima dos pacientes. A realização desse procedimento tem crescido cada vez mais, principalmente entre as mulheres. 

É importante considerar e avaliar as causas da perda de folículos na região em consulta com cirurgião dermatologista, que irá investigar o seu caso de modo individual e personalizado, indicando o procedimento ideal para recuperar a região.

A cirurgia ocorre em um mesmo dia, em algumas horas o paciente está liberado para se recuperar em casa. Além disso, não há necessidade de internação e o procedimento é feito com sedação e anestesia local. 

Para saber mais sobre o transplante capilar e, como este procedimento pode ajudar a recuperar a autoestima dos pacientes, entre em contato com a nossa equipe por meio de nossos canais de atendimento e em nossas redes sociais. 

Em nosso site você vai ter acesso a diversas informações e tirar suas principais dúvidas. Também temos um canal no youtube com muita informação relevante para você que está pensando em fazer um transplante de sobrancelha. 

Facebook
WhatsApp
Pinterest
Twitter
Fale conosco agora