Você está em: Blog

CUIDADOS NO PÓS-TRANSPLANTE CAPILAR

A cirurgia de transplante capilar é uma realidade que tem impactado positivamente no bem-estar de muitas pessoas atualmente. E para os resultados serem cada vez melhores, a manutenção e os cuidados no pós-transplante capilar devem ser feitos de forma cuidadosa.

Após anamnese completa e avaliação das condições de saúde do paciente, a cirurgia é agendada. O cirurgião dermatologista irá determinar qual será a melhor técnica de transplante, conforme análises e estudos realizados em consultório. Além disso, essa preparação e investigação das condições clínicas dos pacientes, minimizam a ocorrência de reações alérgicas e outros efeitos colaterais no pós-cirúrgico. 

Levando em conta que as consultas são individualizadas, pois cada paciente é único bem como suas questões capilares, as recomendações desde o transplante até o pós-operatório também serão individuais. 

AS PRIMEIRAS HORAS APÓS O TRANSPLANTE CAPILAR

Cada unidade folicular possui de 3 a 4 fios. Por conta disso, é esperado que alguns dias após o procedimento um pequeno número de fios caia. 

Mas atenção, isso não quer dizer que é normal o cabelo cair em excesso após o procedimento.

Levando em conta a informação acima, para se ter uma boa recuperação, é importante seguir as orientações e prescrições médicas para evitar dor, desconforto e queda excessiva dos fios transplantados.

A cirurgia capilar é bem tranquila, porém demorada. São cerca de 8 horas para completar o procedimento, que é feito sob anestesia local e sedação. Pode ocorrer desconforto e dor local durante a cirurgia. Ao longo do processo, o paciente pode se alimentar e usar o banheiro quando for preciso. 

Não há necessidade de internação antes ou após o procedimento cirúrgico. A preparação para o transplante é feita no próprio consultório e após o procedimento, o paciente é liberado para se recuperar em casa. 

OS PRIMEIROS DIAS APÓS O TRANSPLANTE CAPILAR E OS RETORNOS

Imagem ShutterStock

O primeiro retorno se dá no dia seguinte ao procedimento, onde é feita a retirada do curativo e lavagem do couro cabeludo. Nesse dia o paciente também recebe as orientações para a realização da higiene e lavagem do cabelo em casa. 

Mesmo sendo uma cirurgia tranquila, alguns sintomas são esperados e não é incomum acontecerem. Edemas, por exemplo, são bem comuns aparecerem em até 72 horas após o procedimento. Para aliviar e mesmo evitá-los, é recomendado fazer uma compressa de gelo na testa. E atenção! Não aplique a compressa de gelo diretamente no local onde foi realizado o transplante. 

Além disso, também se deve: evitar abaixar a cabeça, não fazer movimentos bruscos e qualquer tipo de esforço e é recomendado dormir com travesseiros mais altos (uma sugestão é juntar de 2 a 3 travesseiros) para evitar de deixar a cabeça mais baixa. 

Com 14 dias após a cirurgia capilar é feita a retirada dos pontos no consultório. Nesse retorno é avaliado o processo de cicatrização e novas recomendações podem ser passadas ao paciente. 

CUIDADOS E ATENÇÃO AO LAVAR O COURO CABELUDO NO PÓS-TRANSPLANTE

homem lavando a cabeça. Cuidados ao lavar a cabeça no pós-transplante capilar
Imagem ShutterStock

Para o paciente obter o máximo de resultados após o procedimento, é importante se atentar as recomendações de cuidados no pós-transplante. 

Lavar a cabeça todos os dias com shampoo neutro para que as “casquinhas” formadas devido a cicatrização se soltem e caiam naturalmente é uma recomendação importante. Além disso, não arranque em hipótese alguma a casquinha formada com os dedos. Afinal, essa ação pode lesionar a região, causando cicatrizes que não se formariam, prejudicando a aparência e o resultado final do transplante. 

A lavagem do couro cabeludo deve ser feita com máximo cuidado, evitando movimentos circulares e sem aplicar muita força na região da cabeça. Também é importante evitar chuveiro com duchas muito fortes, optando por nestes primeiros dias fazer o enxague usando alguma jarra ou “canequinha”.

Se durante a lavagem observar que há fios caindo junto com as casquinhas, não se assuste. Isso é normal e esperado.  

Passado os primeiros 14 dias pós-transplante, o paciente já está liberado para lavar os cabelos normalmente, tomando cuidado com a força empregada na lavagem do couro cabeludo e também a força da ducha do chuveiro. 

Durante o período de 3 meses é normal que os fios caiam, pois é durante este processo que se inicia o crescimento definitivo dos fios que foram transplantados. 

Após esses primeiros cuidados, os retornos são combinados mensalmente e a cada mês a evolução e crescimento dos fios é avaliada pelo médico dermatologista.  

RECOMENDAÇÕES NO PÓS-TRANSPLANTE CAPILAR

A recuperação após o transplante capilar é tranquila. Em pouco tempo o paciente estará liberado para voltar a sua rotina normal de trabalho, atividades e hábitos do cotidiano. Seguir corretamente as recomendações é fundamental para a rápida recuperação além de potencializar os resultados do transplante capilar. 

Abaixo vamos listar algumas recomendações que são passadas aos pacientes após a realização da cirurgia. Lembrando que, cada paciente pode ter prescrições específicas.

  • É recomendado lavar os cabelos todos os dias
  • Atenção na hora de lavar o cabelo para não esfregar muito o couro cabeludo
  • Estar atento a força da ducha do chuveiro. 
  • Evite o uso de boné, chapéu e capacete nos primeiros dias após o transplante capilar. 
  • Separe uma toalha apenas para a secagem do couro cabeludo, que seja diferente da toalha utilizada após o banho para secar o corpo. 
  • Use shampoos neutros para a lavagem do cabelo. 
  • Piscinas e banhos de mar estarão liberados apenas 2 meses após o procedimento.
  • O retorno às atividades físicas como: musculação, lutas e outros esportes, é recomendado após 2 meses da cirurgia. Em alguns casos, o médico dermatologista pode prescrever medicamentos para complementar o tratamento para a calvície e potencializar os resultados do transplante. Não se automedique! Siga corretamente a prescrição médica para um melhor resultado. 
  • Depois de alguns dias da cirurgia, é possível usar boné ou chapéu, desde que estejam devidamente limpos e não sejam apertados. 
  • Manter o couro cabeludo arejado e limpo ajuda no processo de cicatrização. 

Qualquer intercorrência fora do normal como queda de fios excessiva, dor local persistente e mesmo inchaço após as 72 horas da cirurgia, procure o médico para realizar uma avaliação e obter novas recomendações. 

Considerações finais

O transplante capilar tem ajudado as pessoas recuperarem sua autoestima, contribuindo com seu bem-estar. A recuperação pós-transplante costuma ser bem tranquila, e o paciente tende a retomar suas atividades rapidamente. Confira em nosso blog as principais dúvidas em relação ao transplante capilar.

Os primeiros sinais de êxito do transplante capilar são vistos já nos primeiros 3 meses após a cirurgia, que é quando o couro cabeludo já está cicatrizado e os primeiros fios transplantados começam a iniciar o processo de crescimento. 

Ao longo dos retornos mensais são feitas avaliações do preenchimento e saúde dos fios e após um ano da cirurgia, já é possível verificar o resultado final do transplante capilar. 

Quer saber mais como o transplante capilar pode ajudar a recuperar sua autoestima e trazer mais bem-estar? Entre em contato com nossa equipe pelos nossos canais de atendimento. 

Encontre informações e tire as principais dúvidas em nosso site. Também temos um canal no youtube com muita informação relevante para você que está pensando em fazer um transplante capilar. 

Facebook
WhatsApp
Pinterest
Twitter
Fale conosco agora