Você está em: Blog

Principais dúvidas relacionadas ao transplante capilar

As técnicas relacionadas ao transplante capilar têm evoluído ao longo do tempo, assim como o conhecimento dos médicos dermatologistas que realizam este tipo de procedimento. O que certamente tem contribuído com a segurança do paciente na realização da cirurgia e com os resultados cada vez mais duradouros e naturais. 

Mesmo com o aumento considerável de transplantes capilares realizados no mundo, ainda há muitas questões a cerca deste tema. Assim, decidimos reunir nesse texto as principais dúvidas relacionadas ao transplante capilar. 

Alguns dizem que o cabelo é a moldura do nosso rosto. Além disso, a calvície é relacionada de modo negativo com a velhice ou algum tipo de desleixo com a própria imagem. Por conta disso, cada vez mais pessoas tem procurado pelos transplantes para, além de manterem uma imagem mais jovial e de cuidado, aumentar sua autoestima. 

Porém, se você ainda tem receios relacionados ao transplante capilar, confira abaixo as principais questões que envolvem o tema e: sempre busque por profissionais habilitados para esclarecer outras dúvidas que possam surgir. 

Há diferença entre implante e transplante capilar?

Sim, a principal diferença é que no implante os fios não são naturais, mas sintéticos. Nesse caso, não há necessidade de nutrição e irrigação sanguínea dos fios, sendo uma alternativa para pacientes que não são elegíveis para realizar o transplante capilar.

Por usar folículos de regiões saudáveis do couro cabeludo, os fios que foram transplantados para a região calva durante o transplante capilar seguem o ciclo de crescimento natural do cabelo e, por conta disso, precisam que a região esteja nutrida e tenha irrigação sanguínea.

Quais são as técnicas mais utilizadas hoje para realizar o transplante capilar?

Atualmente a técnica mais utilizada é a FUE (Follicular Unit Extration) em que os folículos são transplantados fio a fio da região doadora para a receptora. É uma técnica considerada artesanal, pois permite extrair fios de outros locais do corpo, como barba (por exemplo) e praticamente não deixa cicatrizes, proporcionando um efeito mais natural. 

Há também a técnica FUT (Follicular Unit Transplantation) conhecida como “técnica em faixa”. Isso porque é retirada uma faixa de folículos da região doadora e transplantada na região receptora. Nesse procedimento, é possível observar uma cicatriz linear que fica mais aparente principalmente quando o corte de cabelo é mais curto. 

Qualquer médico está habilitado para realizar o transplante capilar?

O cirurgião dermatológico e plástico é o médico habilitado para realizar o procedimento que será realizado após uma avaliação consistente do tipo e grau de calvície, bem como se os folículos da região doadora são saudáveis para se obter os melhores resultados com o transplante capilar.

O procedimento é doloroso?

A cirurgia é feita com sedação e anestesia local não oferecendo nenhum desconforto ao paciente. Após o transplante, pode haver incômodo local leve, nada grave e que precise de uso de medicamentos fortes para amenizar a dor. 

Quanto tempo dura a cirurgia?

A cirurgia é divida em 2 fases: extração dos folículos e em seguida sua implantação. O tempo de duração está diretamente relacionado com o tamanho da região a ser transplantada. Porém, em linhas gerais, a cirurgia pode levar de 6 a 10 horas e não há necessidade de se ficar internado antes ou após o procedimento.

Apenas homens são elegíveis para realizar o transplante capilar?

Qualquer pessoa pode realizar o transplante capilar, e isso inclui as mulheres sim. Além disso, podem ser realizados transplantes de barba e até mesmo de sobrancelhas (Vamos falar mais sobre esse tema em outro post!).

Não podemos esquecer que para a realização do transplante capilar é imprescindível fazer exames e avaliar o tipo e o grau da calvície, averiguar a saúde dos folículos que serão transplantados e se definir a melhor técnica a ser seguida.

Quais são as recomendações para o pré-operatório?

Para o pré-operatório é solicitada a realização de exames de sangue e avaliação cardiológica. Também é indicado suspender o uso de alguns medicamentos, como o Minoxidil, por exemplo. Nesse caso, é importante conversar com o seu médico para suspender o uso de modo adequado e que não irá prejudicar seu tratamento e saúde. 

Em relação ao cabelo, não há necessidade de raspá-lo e se usa tinta para colori-lo, é indicado fazer isso pelo menos 3 dias antes da cirurgia. Também é recomendado evitar fumar e consumir álcool alguns dias antes do procedimento. O cirurgião dermatologista irá passar todas as orientações na consulta anterior ao transplante capilar.

Quanto tempo leva para o resultado final?

Entre 4 e 6 semanas após o transplante os fios que foram transplantados irão cair, mas não se assuste! As raízes permanecerão no couro cabeludo e seguirão o ciclo natural de crescimento do cabelo. O resultado do transplante pode ser visto já com 6 meses após a cirurgia, e o resultado final é esperado com 1 ano após o procedimento. 

De onde são retirados os fios? E posso usar cabelo de terceiros (outras pessoas) para realizar o transplante capilar?

Os fios são retirados do próprio paciente de áreas que chamamos de doadoras. É feita uma avaliação para constatar a saúde e densidade dos fios que serão transplantados e assim se obter os melhores resultados com o procedimento. 

Há alguns estudos na área sobre a possibilidade de usar folículos de terceiros na realização de transplante capilar, porém hoje em dia isso não é possível. 

Nunca mais serei calvo se realizar o transplante capilar?

É fato que o transplante capilar hoje oferece resultados cada vez mais naturais e duradouros. (Nós já falamos com mais detalhes sobre esse assunto, clique aqui para conferir!) Os fios transplantados durarão na região receptora o mesmo tempo que durariam em sua região de origem, seguindo o ciclo natural de crescimento do seu cabelo. 

Homem em consulta pré-transplante capilar.
Imagem Freepik

Considerações finais sobre as principais dúvidas relacionadas ao transplante capilar

Há ainda muitas dúvidas relacionadas ao transplante capilar, mas vale lembrar que:

o transplante capilar não aumenta a quantidade de fios no couro cabeludo, mas faz uma redistribuição dos folículos que oferece um efeito de preenchimento e densidade. 

Por conta disso, procure por profissionais que sejam qualificados para realizar um planejamento de redistribuição dos fios que irá proporcionar um resultado natural e duradouro após o transplante capilar, além de toda segurança ao longo do processo.

Gostou do nosso tema de hoje? Quer saber mais como o transplante capilar pode ajudar a recuperar sua autoestima e trazer mais bem-estar? Entre em contato com nossa equipe pelos nossos canais de atendimento. 

Encontre informações e tire as principais dúvidas em nosso site. Também temos um canal no youtube com muita informação relevante para você que está pensando em fazer um transplante capilar. 

Facebook
WhatsApp
Pinterest
Twitter
Fale conosco agora