Você está em: Blog

Novas técnicas em transplante capilar

Novas técnicas de transplante capilar

O cabelo é a moldura do nosso rosto e o transplante capilar é uma forma de elevar o bem-estar, contribuindo tanto com o lado estético, quanto com o lado emocional do paciente. 

Um cabelo volumoso e sem falhas é motivo de orgulho e satisfação para muitas pessoas. Mesmo se você sofre com quedas severas e a tão temida calvície, pode voltar a ter um couro cabeludo bem recheado. 

A evolução das técnicas, e também da tecnologia, empregadas no transplante capilar ao longo dos anos oferece resultado cada vez mais rápido, seguro e eficaz, com cicatrizes imperceptíveis e um efeito mais natural. 

Ter um couro cabeludo preenchido, e principalmente, com um cabelo saudável é possível e acessível. 

Cabelo com aspecto artificial de boneca? Não mais!

Para determinar a melhor técnica a seguir, é imprescindível uma consulta pré-transplante, que irá avaliar as condições atuais, os principais pontos a serem considerados na cirurgia para se determinar junto com o paciente a melhor maneira de se obter os resultados esperados. 

Com as técnicas disponíveis atualmente os resultados são cada vez mais naturais. Isso significa que o transplante não deixa um aspecto artificial, com cicatrizes aparentes e cabelos que parecem de boneca. 

A cirurgia leva algumas horas, o paciente recebe uma sedação e a anestesia é local. Ao fim do procedimento, este está liberado para ir para casa.  

Vamos conhecer as técnicas mais usadas atualmente. 

Técnicas de Transplante Capilar

Vamos falar de três técnicas de transplante capilar que são as mais utilizadas hoje em dia, e que oferecem o melhor resultado aos pacientes. Lembrando que, independente da técnica escolhida, esta deve ser realizada em local seguro e por médico dermatologista qualificado após uma consulta e anamnese completa. 

A importância da consulta pré-transplante capilar
Imagem FreePick

A consulta pré-transplante é fundamental, pois é a partir dela que o médico dermatologista terá todas as informações necessárias para indicar, ou não, o processo cirúrgico. O objetivo dessa consulta é avaliar se realmente se trata de um caso para cirurgia, se há contraindicações e sanar quaisquer dúvidas que o paciente possa ter em relação ao procedimento. 

A preparação para o transplante costuma ser simples. É realizada a anamnese, que nada mais é do que uma conversa com o paciente para entender seu quadro geral. Em seguida é realizado o exame físico, onde as regiões doadoras e receptoras são avaliadas por meio da tricoscopia digital. 

É no exame físico que as medidas dessas áreas e também do rosto são tiradas para fazer planejamento e o desenho do cabelo. O terceiro e último passo na preparação envolve a realização de exames pré-operatórios como de: sangue, avaliação cardíaca e/ou anestésica. 

São elegíveis para a realização do transplante capilar pacientes que tenham alopecia androgénetica, que nada mais é do que a famosa calvície. Pessoas que perderam o cabelo devido a ferimentos ou queimaduras no couro cabeludo também podem realizar o procedimento e obter ótimos resultados. 

Há contraindicação para o procedimento se o paciente tiver:

– Alopecia Areata Grave

– Poucas zonas doadoras

– Ou estiver passando por tratamentos que causam queda de cabelo, como a quimioterapia, por exemplo.  

Cada caso é um caso e ele deve ser avaliado de modo individualizado. 

Técnica FUT (Follicular Unit Transplantation)

Métodos e técnicas de transplante capilar.
Imagem ShutterStock

O método FUT consiste em extrair da área doadora o maior número possível de fios. A extração é feita em forma de faixa, com uma incisão de alguns centímetros para retirar a amostra do couro cabeludo. 

Em seguida as unidades foliculares são armazenadas em uma solução apropriada para depois serem implantados na zona receptora.

O tempo de duração dessa cirurgia costuma ser de cerca de 6 horas, e o paciente pode ir para casa logo após a realização do transplante, não havendo necessidade de permanência no hospital ou clínica. 

A principal vantagem desse procedimento é conseguir em apenas uma sessão transplantar um número significativo de fios, oferecendo ao paciente resultados mais rápidos. Uma desvantagem dessa técnica é que por usar uma porção maior de cabelo da área doadora, este procedimento deixa uma cicatriz linear, que fica perceptível desde que o paciente mantenha o cabelo raspado. 

Técnica FUE (Follicular Unit Extraction)

Transplante capilar, técnica fue
Imagem ShutterStock

O método FUE é hoje a mais moderna técnica de transplante capilar realizada no mundo. É também considerada um método artesanal, pois consiste na extração de folículos capilares da zona doadora por meio microincisões fio a fio. 

Uma vantagem desse método é que se o paciente tiver poucos folículos disponíveis no couro cabelo, outras partes do corpo podem ser consideradas áreas doadores, como barba e tórax, por exemplo.

Assim como na técnica do FUT, nesse método os folículos extraídos são armazenados em uma solução apropriada e sem seguida são transplantados no couro cabeludo preenchendo toda a área calva. O folículo adere ao leito com 7 a 15 dias após a cirurgia e o resultado final é perceptível após um ano do transplante.

O método FUE é mais demorado, com cerca de 8 horas de duração, e pode levar mais de um sessão para ser concluído. 

Técnica DHI (Direct Hair Implantation)

Transplante capilar, técnica FUT
Imagem ShutterStock

A técnica DHI usa o método de implantação direta dos folículos por meio de instrumentos que chamamos de implanters ou agulha tipo “choi”.

Uma vantagem desse método é causar um trauma vascular menor. Além disso, o direcionamento do folículo é mais fácil e leva-se menos tempo para a implantação. Desse modo, por permanecer fora do corpo por menos tempo, o folículo tem sua taxa de sobrevivência aumentada.

Esse procedimento oferece um resultado final com aspecto natural e ótimas taxas de preenchimento.  

Considerações finais

Independente da técnica, o cirurgião dermatologista, irá realizar o procedimento que melhor se enquadrar nos resultados que o paciente deseja e espera. Além disso, as técnicas podem ser combinadas, permitindo a potencialização dos resultados. 

Além do transplante capilar, é importante o acompanhamento frequente, para avaliar o crescimento e recuperação dos fios e das regiões doadoras e receptoras como um todo. 

Gostaria de se informar mais sobre os procedimentos e técnicas de transplante capilar? Entre em contato com nossa equipe. Oferecemos um suporte por meio do nosso site para sanar as principais dúvidas. Além disso, também temos um canal no youtube com muitas informações que podem te ajudar. 


Facebook
WhatsApp
Pinterest
Twitter
Fale conosco agora