Você está em: Blog

COMO SABER SE MEU CASO É PARA TRANSPLANTE CAPILAR?

Homem calvo

O transplante capilar tem ajudado muitas pessoas a recuperam a autoestima e viverem melhor com sua aparência. Mas como saber se o meu caso é para transplante capilar?

Primeiramente, é preciso entender qual é motivo da sua queda capilar e a evolução da mesma. Apesar de se dar em sua grande maioria por fatores genéticos e hereditários, há também outras causas que podem estar relacionadas com essa queda de cabelo intensa como:

  • Falta de Vitaminas e Minerais
  • Temperaturas muito altas ou baixas
  • Doenças do Aparelho Digestivo
  • Alterações Hormonais
  • Estresse
  • Efeitos Colaterais de Medicamentos
  • Disposição Genética
  • Uso de Certos Produtos para Cabelo
  • Doenças Endócrinas

Há algumas quedas que não são recuperadas com o transplante capilar, como é o caso de pessoas diagnosticadas com alopecia areata, por exemplo. 

Além disso, o transplante capilar pode ser realizado também em outras regiões do corpo como sobrancelhas, cílios, barba e até mesmo no tórax.

Sendo assim, é importante fazer uma avaliação com o cirurgião dermatologista para avaliar o seu quadro e assim compreender a necessidade da realização do procedimento de transplante. 

A seguir vamos descrever melhor quais áreas podem ser beneficiadas com o transplante capilar. 

TRANSPLANTE DE FOLÍCULOS NO COURO CABELUDO

É o tipo mais comum de transplante. Pode ser realizado em pacientes que apresentem queda capilar aguda, com falhas aparentes. Como já citamos acima, a grande maioria das pessoas elegíveis para o transplante capilar possuem uma condição genética, como a alopecia androgenética, que causa o afinamento dos fios até eles não nascerem mais. 

Nesse caso, é feita uma avaliação detalhada das condições que estão ocorrendo a queda para verificar se está estável. Além disso, também é analisado qual seria a região doadora, de onde serão retirados os folículos para serem implantados na região calva. 

Antes da realização do procedimento, além da anamnese completa do paciente e a investigação e diagnósticos das caudas de sua perda capilar, sendo ele elegível para o transplante, também é feito um planejamento para a implantação dos fios considerando a quantidade de folículos que devem ser transplantados para oferecer um resultado natural de preenchimento e densidade.  

Entre as técnicas empregadas na realização do transplante, as mais utilizadas atualmente são a FUE (Follicular Unit Transplantation) e a FUT (Follicular Unit Extration). Ambas as técnicas utilizam folículos capilares do próprio paciente para a realização do procedimento. Os fios são retirados da área doadora e transplantados na região receptora.

A técnica empregada no transplante irá depender do planejamento feito pelo cirurgião dermatologista. É ele quem irá determinar.

TRANSPLANTE CAPILAR EM SOBRANCELHAS

Outra região que tem tido um aumento na procura é as sobrancelhas. Seja por conta de algum tipo de problema relacionado a alopecia, mas também por questões estéticas para efeito de preenchimento e contorno. 

É possível realizar o transplante capilar para essa área específica selecionando folículos capilares de outras regiões do corpo que tenham as mesmas características dos pelos encontrados na sobrancelha. 

Outro ponto que deve ser observado é que para ter um efeito ainda mais natural, é importante realizar o procedimento inserindo os fios no mesmo ângulo de crescimento dos fios originais.

É feito um estudo da face do paciente, levando em consideração suas características físicas e necessidades de preenchimento do local para garantir que o efeito pós-transplante capilar seja natural, tenha preenchimento e densidade e ofereçam um novo formato e expressão à sobrancelha. 

TRANSPLANTE EM CÍLIOS

Outra região que também tem aumentado a procura, principalmente por mulheres, são os cílios. Apesar de ser um local muito delicado, muitas pessoas sentem a necessidade de ter mais volume nessa região e assim obter efeitos de preenchimento e densidade.

Além de atender as necessidades estéticas das pessoas, este tipo de transplante pode ser realizado em pessoas que tiveram algum trauma na região que afetou o crescimento dos cílios, alopecias por queda ou retirada contínua, e até mesmo por quem passou por tratamentos medicamentos intensos cuja causa foi a queda desses fios.

TRANSPLANTE CAPILAR NA BARBA

A região da barba é a segunda região mais procurada quando o assunto é transplante capilar em homens. O procedimento visa corrigir falhas decorrentes de algum tipo de alopecia (lembrando que se o diagnóstico for alopecia areata, infelizmente não há como corrigir com o transplante capilar) quanto para oferecer um efeito estético de mais preenchimento e densidade. 

A realização do transplante de barba respeita aos critérios do transplante capilar como um todo: é necessário fazer uma consulta pré-transplante, avaliar a estabilidade da perda capilar nessa região, estudar os melhores folículos para serem retirados da região doadora e criar um planejamento que leva em conta as características físicas do paciente para que ele tenha um efeito muito natural. 

O PROCEDIMENTO E O PÓS-CIRÚRGICO

Já comentamos que entre as principais técnicas realizadas estão a FUE e a FUT. São procedimentos minimamente invasivos onde não há a necessidade de internação. 

Outro ponto positivo está relacionado a recuperação, que é bem tranquila e em poucos dias o paciente já pode retomar suas atividades normalmente. 

Os resultados aparecem logo nos três primeiros meses e ao final de um ano após a realização do transplante capilar, já é possível ver o resultado final. 

Considerações Finais

Além do couro cabeludo, outras regiões também podem se beneficiar com o transplante capilar, principalmente levando em conta a evolução das técnicas realizadas atualmente. (colocar link das matérias que já foram criadas)

Tanto a FUT quanto a FUE são excelentes procedimentos, que favorecem a extração dos folículos das regiões doadoras e sua implantação nas regiões receptoras. Além disso, as cirurgias são realizadas em algumas horas, pois depende do tamanho da área, não há necessidade de internação, e a recuperação é rápida. 

Outro ponto positivo das técnicas são o efeito natural que proporcionam na área receptora após o período de crescimento dos folículos e a recuperação da área doadora. 

A evolução das técnicas de transplante capilar tem trazido mais bem-estar às pessoas. 

Para saber mais sobre o transplante capilar e, como este procedimento pode ajudar a recuperar a autoestima dos pacientes, entre em contato com a nossa equipe por meio de nossos canais de atendimento e também em nossas redes sociais. 

Em nosso site você vai ter acesso a diversas informações e tirar suas principais dúvidas. Também temos um canal no youtube com muita informação relevante para você que está pensando em fazer um transplante capilar.

Facebook
WhatsApp
Pinterest
Twitter
Fale conosco agora